Blog
Seu veículo foi apreendido? Saiba o que fazer!
Seu veículo foi apreendido? Saiba o que fazer!
Já vimos no blog anterior que a busca e apreensão de um veículo é um direito previsto em lei, exercido pelo credor em caso de inadimplência do devedor.
Mas o que você talvez não saiba é que existem algumas alternativas a serem analisadas caso seu veículo tenha sido apreendido, o que pode, inclusive, permitir a recuperação do bem.
Quer saber como?
Siga a leitura!
Leia também: veículo apreendido: a dívida é quitada?
Conheça as alternativas!
Antes de descobrir os procedimentos a serem seguidos, saiba que, previamente a qualquer decisão, é extremamente importante entrar em contato com um advogado especialista na área para auxiliá-lo a tomar as melhores decisões durante o processo.
Ele será responsável por analisar seu caso, interpretar as cláusulas do contrato, negociar com os credores e assegurar seus direitos.
Agora sim, conheça os três caminhos que podem ser seguidos quando seu carro é apreendido por falta de pagamento do financiamento:
- Purgação da mora: mais facilmente reconhecida como quitação da dívida. Após a notificação inicial da parte contrária alegando falta de pagamento, o devedor tem um prazo de 5 dias corridos para quitar o valor total da dívida, incluindo tanto as parcelas vencidas quanto as que ainda não venceram. Se o devedor conseguir reunir o valor dentro do prazo estabelecido, ele pode realizar a transferência via depósito judicial, com o acompanhamento de um advogado especialista. O advogado emitirá a guia e entrará com uma petição no processo para reaver a posse do veículo.
- Análise do processo: ao acionar o advogado, ele irá analisar o seu processo e verificar se existe alguma irregularidade. Por exemplo, caso o banco não tenha enviado uma notificação extrajudicial dando a oportunidade de pagar as parcelas em atraso, o seu processo pode ser considerado nulo. Assim, a apreensão do veículo pode ser revertida, independentemente de qualquer pagamento.
- Análise do contrato: outro fator que será revisado pelo advogado são as cláusulas presentes no contrato em questão, procurando por alguma irregularidade ou abusividade. Caso seja comprovada uma abusividade no contrato, isso pode justificar o atraso, possibilitando a formulação de uma tese defensiva capaz de reaver o veículo.
E agora que você já sabe disso, acha que o seu caso ainda tem salvação? Se a resposta for sim, procure já um advogado especializado para auxiliar você em todas as etapas do processo.
Com um advogado ao seu lado você traça as melhores estratégias para o processo, podendo reaver o seu veículo.
Gostou do artigo? Saiba mais sobre esse assunto!
Leia também: Revisão de Juros e Juros Abusivos